GM atende 33 descumprimentos de decretos no final de semana

Foram registrados 33 termos de constatação em comércio aberto em horário irregular, festas, jogo de futebol entre outras

A Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal de Londrina, registrou o atendimento de 33 ocorrências, que geraram a mesma quantidade de termos de constatação de descumprimento das normas estabelecidas pelo poder público para evitar a contaminação pela Covid-19.

De acordo com o setor de estatística da instituição, até o dia 26 de julho a central da GM já recebeu 6.298 denúncias, das quais 517  via whatsapp. Do total de ligações recebidas, 5067 foram atendidas pela Guarda Municipal. O relatório aponta que em 2.404 ocorrências foram feitas constatações de irregularidades e 2663 não tiveram constatações. O total de denúncias encaminhadas aos demais órgãos de fiscalização ficou em 1231.

Entre sábado e domingo (25 e 26) os guardas fiscalizaram nove festas e situações de aglomeração de pessoas; nove estabelecimentos comerciais abertos em desacordo com o decreto 834/2020; sete pessoas pelo uso irregular do espaço público interditado; quatro pessoas por falta do uso de máscara de proteção; duas obras de construção civil; um bar em funcionamento irregular e uma partida de futebol.

Desde o começo das ações de prevenção e combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda, tem somado esforços junto às demais secretarias municipais e aos órgãos de fiscalização para evitar a propagação do vírus e fazer cumprir as normativas estipuladas pelos decretos municipais.

Permanece proibida a realização de comemorações, festas, eventos, partidas esportivas, e quaisquer outras atividades similares, em local aberto ou fechado, em espaços públicos ou privados, inclusive em condomínios horizontais e verticais, associações e congêneres; o não uso de máscara entre outras medidas. O flagrante do descumprimento das medidas tomadas pela prefeitura de Londrina no combate à pandemia está passível de multa e interdição.

Denúncias via whatsapp – É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do whatsapp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. É importante sempre tentar enviar mensagens curtas, porém objetivas. Releia e analise o texto antes de enviar. Não repasse informações equivocadas e trote, pois de acordo com o artigo 340 do Código Penal, “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.

Serviço – Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o whatsapp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Com: N.Com

Matheus Nani

Jornalista formado pela Unopar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: