Copel investe R$ 40 milhões em Paranavaí e região noroeste

Principal obra é de ampliação da subestação do Jardim São Jorge

A Copel está realizando obras de reforço e automação no sistema elétrico que abastece Paranavaí e as vizinhas Alto Paraná, Guairaçá e Tamboara.  A principal obra trata da ampliação da subestação do Jardim São Jorge, que opera em 138 mil volts.

A unidade terá a capacidade de atendimento ampliada com a instalação de um novo transformador e a atualização tecnológica nos equipamentos. Os trabalhos têm conclusão prevista para este ano e irão absorver investimentos de 14,2 milhões de reais.

A subestação receberá, ainda, novas interligações ao sistema elétrico, garantindo maior flexibilidade operacional ao sistema e reduzindo cada vez mais o risco de grandes desligamentos.

Duas linhas de subtransmissão deverão fazer a conexão com a subestação Paranavaí Norte, em construção pela empresa Aliança Interligação Elétrica, com previsão de energização para agosto de 2021.

Uma terceira linha interligará a subestação da Copel a Loanda, também na tensão de 138 mil volts. As três linhas somam um investimento da ordem de 18 milhões de reais.

Outra frente de ações para a expansão e melhoria no fornecimento de energia para a região é o investimento na construção de novas redes de distribuição e na troca de cabos convencionais por fiação mais robusta e protegida de toques acidentais de galhos de árvores.

Os empreendimentos em construção na região incluem três novos circuitos alimentadores em Paranavaí, além de duas importantes redes de interligação com municípios vizinhos. Um deles alimenta a nova estação de chaves de Guairaçá, na tensão de 34,5 mil volts, funcionando como fonte principal para o abastecimento da cidade. O segundo interliga o distrito de Sumaré a Alto Paraná, na mesma tensão.

A ampliação dos circuitos de distribuição é acompanhada de um processo de automação das redes, somando um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais.

Com AEN

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: