Confira a trajetória do Londrina até o acesso à Série B

Londrina retorna a série B um ano após o descenso

Imagem: Gustavo Oliveira/LEC

Foram 24 jogos, incluindo o mais importante deles, a vitória já nos acréscimos no último sábado diante do Remo-PA, que garantiu ao tubarão o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de futebol, uma temporada após a equipe ser rebaixada. De um começo irregular, passando pela supremacia em seus jogos como mandante e, porque não dizer: superação! Essa foi a campanha do time alviceleste durante uma Série C totalmente diferente, marcada pela pandemia do coronavírus.

Por isso, o LondriMoney preparou um retrospecto do clube desde sua estreia em casa contra o Criciúma, até o último sábado (16), quando derrotou o Remo-PA, em Belém, retornando a Série B.

  • 1° rodada: Londrina 0 x 0 Criciúma

A caminhada do tubarão começou no dia 10/08/2020, diante do Criciúma – também rebaixado junto do LEC em 2019 – no Estádio do Café, em Londrina. Em uma partida totalmente diferente, por conta da pandemia de coronavírus e com poucas oportunidades para ambos os lados, as equipes ficaram apenas no empate. O arqueiro alviceleste, Dalton, foi um dos grandes responsáveis pelo empate, após defender uma cobrança de pênalti do time adversário.

  • 2° rodada: Ypiranga-RS 2 x 1 Londrina

Em sua primeira partida como mandante na competição, jogando no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, o Londrina sofreu sua primeira derrota na Série C, após ver seu sistema defensivo falhar duas vezes. O gol alviceleste foi marcado pelo zagueiro Marcondes – que teve participação nos gols marcados pelo Ypiranga.

  • 3° rodada: Ituano 1 x 1 Londrina

Jogando no Estádio Novelli Júnior, em Itu, a equipe paranaense ficou apenas no empate com a equipe da casa, por um a um. O gol do tubarão foi marcado por Matheus Bianqui. O empate deixava o tubarão apenas na oitava colocação no campeonato, com dois pontos ganhos e ainda sem vencer na competição.

 

  • 4° rodada: Londrina 2 x 0 Boa Esporte

Com dois gols do atacante Junior Pirambú, o tubarão alcançou sua primeira na competição. A triunfo foi o começo de uma série de vitórias que a equipe conquistaria em casa na Série C.

  • 5° rodada: Londrina 1 x 0 São Bento

Em mais uma partida no Estádio do Café, o Londrina emplacou sua segunda vitória em casa na Série C. Os três pontos colocaram o Londrina pela primeira vez no G4 da competição. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Marcondes.

  • 6° rodada: Brusque 2 x 1 Londrina

Em partida remarcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Brusque derrotou o tubarão por dois a um, jogando no Estádio Augusto Bauer, no interior catarinense. O gol do Londrina foi marcado pelo atacante Carlos Henrique.

  • 7° rodada: Londrina 1 x 0 São José-RS

Com uma vitória magra no Estádio do Café, após Adenílson converter em cobrança de pênalti para o tubarão, a equipe chegava ao terceiro triunfo seguido como mandante na competição.

  • 8° rodada: Tombense 2 x 1 Londrina

Jogando fora de casa contra o Tombense, o time alviveleste tropeçou novamente fora de casa. O Londrina passou boa parte do jogo na frente do placar, com gol marcado por Igor Paixão. Na etapa final a equipe da casa conseguiu dois gols, um deles aos 48 na etapa final.

 

  • 9° rodada: Londrina 1 x 0 Volta Redonda

Pela última rodada do primeiro turno da Série C, o Londrina derrotou pelo placar mínimo do futebol o Volta Redonda, no Estádio do Café. O gol foi marcado por Adenílson, em cobrança de falta. A equipe alviceleste já havia desperdiçado um pênalti na partida. O LEC jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, após Matheus Bianqui, ser expulso. A vitória garantiu o alviceleste no G4 da competição.

 

  • 10° rodada: Criciúma 2 x 1 Londrina

Pela primeira rodada do segundo turno, o Criciúma derrotou o Londrina por dois a um, em jogo que aconteceu no Estádio Heriberto Hulse. O gol do Londrina foi marcado por Carlos Henrique.

  • 11° rodada: Londrina 3 x 2 Ypiranga-RS

Em uma partida de muitos gols no Estádio do Café, o tubarão derrotou o Ypiranga-RS, por três a dois. Os gols do alviceleste foram marcados por Igor Paixão, Matheus Bianqui e Adenílson (de pênalti). Com a vitória, o LEC retornava ao G4 da competição.

  • 12° rodada: Londrina 1 x 0 Ituano-SP

Com um golaço da promessa Victor Daniel, o Londrina vence o Ituano e conquista sua sexta vitória seguida no Estádio do Café. O tubarão alcançava os 20 pontos e subia para a terceira colocação na Série C.

  • 13° rodada: Boa Esporte 0 x 0 Londrina

Jogando fora de casa, no Estadio Municipal Prefeito Dilzon Melo, em Varginha, Boa Esport e Londrina ficaram apenas no empate sem gols.

  • 14° rodada: São Bento 1 x 0 Londrina

Jogando contra o São Bento, em Sorocaba, o Londrina perdeu uma daquelas partidas que não se pode perder. A equipe da casa ocupava a lanterna da competição e a vitória era fundamental para o tubarão se classificar.

  • 15° rodada: Londrina 2 x 1 Brusque-SC

Em uma grande atuação da equipe alviceleste no Estádio do Café, o Londrina derrotou o então líder do campeonato e assumiu a vice-colocação do grupo, com 24 pontos. Os gols do LEC foram marcados por Adenílson e Celsinho.

  • 16° rodada: São José 0 x 0 Londrina

Jogando fora de casa, no Estádio Passo D’areia São José, em Porto Alegre, as equipes ficaram apenas no empate sem gols. Com o resultado, o Londrina permanecia no G4.

  • 17° rodada: Londrina 2 x 1 Tombense

Após sair atrás do marcador, o Londrina conseguiu a virada sobre a Tombense e assumiu a liderança de seu grupo na Série C. Os gols do tubarão foram marcados por Juan Matos e Douglas Santos. O LEC chegava aos 28 pontos na competição.

  • 18° rodada: Volta Redonda-RJ 2 x 2 Londrina

Pela última rodada da fase de grupos, o Londrina conseguiu o empate fora de casa, jogando no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. O tubarão vencia a partida até os minutos finais da partida, quando sofreu o empate. Jeferson e Celsinho foram os responsáveis pelos gols do alviceleste.

 

Segunda Fase

O Londrina Esporte Clube terminou a primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro na terceira colocação, com 29 pontos em 18 jogos disputados. Ypiranga-RS, Ituano e Brusque-SC avançaram com o tubarão em seu grupo.

Com o chaveamento da segunda fase misturando os times classificados do grupo A (Santa Cruz, Remo, Vila Nova e Paysandu) com os do grupo B (Ypiranga-RS, Ituano, Londrina e Brusque), o alviceleste ficou no grupo D.

Seu grupo (grupo D) era formado, além do tubarão, pelo Ypiranga-RS, Remo e Paysandu. 

Nesta segunda fase, às quatro equipes do grupo se enfrentavam em partidas de ida e volta, onde os dois primeiros colocados se classificavam automaticamente para Série B 2021.

O Londrina terminou na segunda colocação no seu grupo, garantindo assim o retorno para segunda divisão do campeonato nacional.

Confira abaixo como foi os jogos do Londrina no grupo D.

 

  • 1° rodada: Londrina 0 x 0 Remo

O time alviceleste começou sua trajetória na segunda fase jogando contra o Remo, no Estádio do Café, em Londrina. O tubarão fez uma boa partida diante da equipe paraense, mas não conseguiu balançar as redes do goleiro Vinícius.

  • 2° rodada: Ypiranga-RS 2 X 3 Londrina

Em uma partida dramática o Londrina conseguiu sua primeira vitória jogando fora de casa na Série C. Jogando em casa, no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, o Ypiranga-RS conseguiu abrir dois a zero no placar com menos de quinze minutos de partida. A reação do LEC começou a partir da expulsão de Alan Cardoso, aos 22′ do primeiro tempo. Com um jogador a mais em campo, o Londrina pressionava o adversário e, aos 20′ da etapa final, após Adenílson converter em cobrança de pênalti, sofrida por Samuel Gomes. Aos 25′ o jogador Zé Mario do Ypiranga-RS, deu uma cotovelada em Gedeílson e foi expulso. Em uma confusão em cima do árbitro por conta da expulsão do jogador da equipe gaúcha, Neto Pessoa deu um chute no juiz e foi para o vestiário mais cedo.

Com três jogadores a mais em campo, o time alviceleste pressionou o time da casa e, já nos acréscimos da partida, após bola cruzada, Samuel Gomes mandou de cabeça para o fundo das redes. A virada veio aos 49′, após o goleiro do time mandante dar rebote e Igor Paixão colocar o tubarão na frente do marcador.

  • 3° rodada: Paysandu 3 x 2 Londrina

Em partida valida pela terceira rodada da segunda fase, o Londrina visitou o Paysandu, em Belém, no Estádio Mangueirão. O time da casa chegou a abrir dois a zero no marcador, porém o tubarão buscou o empate com gols de Carlos Henrique (após uma ótima jogada de Victor Daniel) e Celsinho (de pênalti). O empate pelas circunstâncias da partida seria um ótimo resultado, mas no último lance de jogo, em um chute de fora da área, Mateus Anderson decretou a vitória para o Paysandu.

  • 4° rodada: Londrina 0 x 0 Paysandu

Jogando no Estádio do Café, na noite da última segunda-feira (04), pela quarta rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, as equipes de Londrina e Paysandu ficaram apenas no empate sem gols.

O tubarão não fez uma boa partida diante da equipe paraense, criando poucas oportunidades no ataque. A melhor oportunidade de gol do alviceleste, aconteceu aos 29′ da segunda etapa, após Celsinho deixar Calos Henrique na cara do gol e o chute do atacante parar em boa defesa do goleiro Paulo Ricardo. Já nos acréscimos, o Londrina poderia ter aberto o placar em uma cobrança de falta de Adenílson, se não fosse o goleiro do time paraense.

  • 5° rodada: Londrina 1 x 1 Ypiranga-RS

Após tropeçar diante do Paysandu na rodada anterior jogando em casa, o Londrina foi a campo no Estádio do Café, precisando mais do que nunca da vitória. Logo no primeiro minuto de partida o LEC sofreu um gol, após falha do goleiro Dalton, em um lance de escanteio. O Tubarão conseguiu o empate ainda na primeira etapa, com gol marcado pelo meio-campo Adenílson. A equipe londrinense que na partida foi comandada por Warta, auxiliar técnico de Alemão (afastado com covid-19), não conseguiu criar grandes oportunidades de gol na partida e viu o goleiro Dalton defender uma cobrança de penalti já na segunda etapa e, assim, salvar o Londrina no jogo.

  • 6° rodada: Remo 0 x 1 Londrina

Jogando fora de casa e com a obrigação de vencer o Remo, no Mangueirão e, torcer por um tropeço do Paysandu diante do Ypiranga-RS, o Londrina foi a campo pressionado em busca únicamente da vitória para se classificar. O alviceleste comandado interinamente por Sílvio Canuto, pressionava o adversário e só conseguiu o gol da classificação, aos 42′ do segundo tempo, após o zagueiro Alemão, do Remo, marcar contra. A vitória colocou o LEC de volta na Série B – um ano após ser rebaixado. O tubarão contou com o tropeço do Paysandu, que foi derrotado pelo Ypiranga.

 

Imagens: DAZN, MyCujoo e LEC TV

 

Matheus Nani

Jornalista formado pela Unopar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: