PROCON inicia fiscalizações em supermercados da cidade

Medida visa garantir os direitos dos consumidores e levar segurança, à população com produtos de qualidade

A Prefeitura de Londrina, por meio do Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), iniciou, ontem (10), uma operação de fiscalização nos supermercados da cidade. Na primeira fase, que se encerra hoje (11), serão fiscalizados oito estabelecimentos, localizados em todas as regiões da cidade. O trabalho prosseguirá durante todo o ano, até que todos os supermercados da cidade, cerca de 80, sejam vistoriados.

O diretor-executivo do PROCON-LD, Gustavo Richa, contou que a ação objetiva levar segurança para a população, com produtos de qualidade. Segundo ele, nas fiscalizações a equipe do PROCON verifica se os estabelecimentos estão de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O órgão fiscaliza, por exemplo, se há falta de preços nos produtos expostos para a venda; ausência de cartazes indicando a localização dos leitores de código de barras; diferença de preços nos caixas e gôndolas; produtos que estariam danificados ou com o prazo de validade expirado. “Estas fiscalizações são feitas desde 2016, na gestão do prefeito Marcelo Belinati, e continuaremos fazendo durante a pandemia”, lembrou.

Richa adiantou que foram encontradas irregulares em alguns destes oito supermercados já fiscalizados, dentre elas produtos vencidos e diferença de preços nos caixas e gôndolas. “Quando encontramos irregularidades, estes estabelecimentos são notificados, com um auto de infração. Depois, eles têm até 10 dias para apresentar defesa, contados do recebimento do documento”, informou.

A população também pode se direcionar diretamente ao PROCON-LD, no telefone 151, pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br, por meio do celular do próprio diretor-executivo Gustavo Richa, no (43) 99914-3277, e na página do PROCON na rede social Facebook, no endereço eletrônico https://www.facebook.com/ProconLd.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: