Trecho do Arco Leste que liga avenidas José Ventura e Robert Koch entra nas últimas etapas

Neste momento, estão em curso serviços de pavimentação, construção de rotatória, execução de calçadas e postes

As obras de execução do Trecho 3 do Arco Leste caminham para as fases finais. Por meio deste projeto, está sendo construído um trajeto inédito na região leste de Londrina que permitirá a interligação das avenidas José Ventura Pinto e Robert Koch. A nova passagem, que inclui transposição sobre o Ribeirão Limoeiro, fará a ligação das duas vias contornando a área após a cabeceira de pista do Aeroporto Governador José Richa, no sentido da Estrada do Limoeiro.

A obra está quase 80% concluída, e as melhorias já passam a fornecer uma projeção sobre o novo cenário de mobilidade urbana que beneficiará milhares de moradores e trabalhadores nessa área da cidade. O investimento total da Prefeitura é de R$ 10,5 milhões. Apenas para proceder a integração das avenidas, estão sendo criados cerca de 2,5 quilômetros de pista nova e duplicada, com partes de pavimentação já feitas e outras em andamento.

A obra terá estrutura completa para atender a população, incluindo rede de galerias pluviais, já totalmente pronta, e calçadas, em fase final de execução, além de canteiro central, iluminação com sistema LED, arborização, entre outros elementos. Todo o trajeto terá implantação de postes, já em fase de colocação. Posteriormente, serão instaladas a rede elétrica e iluminação pública.

As máquinas não param e os serviços continuam sendo realizados por duas grandes frentes de trabalho, uma vez que a obra compreende uma série de intervenções em diferentes áreas de abrangência.

No final da avenida Robert Koch, próximo à rua Leontina da Conceição Gaion, já havia sido construída uma rotatória. Um dos lados de pista da nova interligação, sentido José Ventura Pinto, foi aterrado, ganhou subleito e agora está recebendo a aplicação de base de brita graduada no piso que será pavimentado. Nessa área, o meio-fio já está praticamente pronto e o canteiro central está em fase final para receber os acabamentos. O outro lado dessa pista passa por escavações e nivelamentos de terra antes de adentrar nesse mesmo processo.

Toda a rede de galeria para captação de água, com instalação de tubulações, poços de visita e bocas de lobo, já havia sido concluída em toda a extensão da obra. Um bueiro celular com quase 100 metros de extensão foi criado na estrutura de transposição. Também foram colocados os taludes com área gramada para reter o curso de água de chuva e evitar erosões. Para permitir estes serviços, em setembro de 2020, foi necessário a detonação de uma grande rocha, com extensão de 80 a 100 metros.

Já na outra frente das obras, que ocorrem após a continuação do Aeroporto, da avenida Salgado Filho rumo à Estrada do Limoeiro, a pavimentação é o serviço mais pesado em execução no momento. O asfaltamento já foi praticamente todo feito na avenida José Ventura Pinto, entre as avenidas das Américas e Salgado Filho.

Agora, o trabalho de pavimentação prosseguirá até a área onde ocorrerá o início da interligação com a Robert Koch, logo após o cruzamento da Estrada do Limoeiro com Estrada dos Periquitos. Neste ponto, também será construída uma nova rotatória.

Com N.Com 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: