Obra da avenida Leste-Oeste realiza recuperação de ciclovia antiga

Ciclovia já existente está sendo recuperada e cerca de 95% dos serviços de revitalização da avenida já estão finalizados; a entrega da obra deve ocorrer em abril deste ano

Imagem: Foto: Vivian Honorato

Em fase final de execução, as obras de revitalização da avenida Leste-Oeste, uma das mais importantes vias de Londrina, caminha para os últimos serviços. A Prefeitura deu início, no final da última semana, ao processo de reconstrução das antigas ciclovias existentes ao longo da avenida. O piso, hoje deteriorado, está sendo demolido e ganhará pista nova em concreto. Além disso, os trabalhos contemplam execução de adequações e correções em travessias de pedestres na área do canteiro central.

A previsão é que estes serviços, complementares ao contrato inicial da obra, fiquem prontos em cerca de 20 dias, caso as chuvas não interrompam o andamento. As melhorias abrangem a Leste-Oeste na extensão compreendida entre as ruas Guaporé e João Pessoa. A parte de sinalização e pintura serão feitos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Antes dessa fase da obra, já havia sido feita, em 2020, a pavimentação com asfalto novo em toda a extensão da avenida Leste-Oeste, bem como a readequação da rede de galerias pluviais em vários pontos, e melhorias em calçadas e meio-fio. A obra também já teve a construção de novas ciclovias em trechos que ainda não contavam com essa estrutura. Foram criados novos trechos nos trajetos que vão da avenida Dez de Dezembro até a rua Guaporé, e da avenida Universo até a UPA Jardim do Sol.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, frisou que as melhorias são necessárias para recuperar a pista da ciclovia, que estava muito degradada há vários anos. “No projeto inicial, já foram entregues os novos trechos de ciclovias na Leste-Oeste onde não existiam. No entanto, o canteiro da ciclovia antiga está bem desgastado. Muitas árvores, quando crescem, acabam levantando e trincando o piso. Os buracos atrapalham ciclistas e pessoas que andam pelo canteiro, podendo oferecer riscos de acidentes. Por isso, após levantamentos, decidimos que era necessário fazer também a renovação da ciclovia, uma vez que a avenida Leste-Oeste vem sendo totalmente revitalizada”, citou.

A revitalização da avenida Leste-Oeste está 95% concluída. Além dos trabalhos de reconstrução da ciclovia antiga, restam alguns pontos de sinalização viária. Essa obra foi dividida em dois lotes, sendo o primeiro compreendido entre a avenida Dez de Dezembro até os limites da avenida Rio Branco, e outro que inicia a partir do cruzamento com a avenida Rio Branco e vai até a avenida Universo. “As obras estão nos últimos ajustes, mas a avenida já está com outra cara após todos os serviços realizados”, completou Verçosa.

O investimento total das obras ultrapassa R$ 14,8 milhões. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) é responsável pela fiscalização dos serviços, que estão sendo prestados pela empresa Weiller Construção Civil Ltda.

Com: N.Com

One thought on “Obra da avenida Leste-Oeste realiza recuperação de ciclovia antiga

  • 24 de março de 2021 em 20:40
    Permalink

    Muito bom..

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: