SEMA faz revitalização ecológica do Córrego Guarujá

Foram plantadas mais de 100 árvores e houve também roçagem e remoção de resíduos do córrego

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizou serviços em prol da revitalização da área de nascente do Córrego Guarujá, que fica atrás da UBS Vila Brasil, na rua Argentina. A ação ocorreu em parceria com o gabinete da vereadora Sonia Gimenez, e contou com a participação de outras seis vereadoras londrinenses.

Além de um ato simbólico de plantio para marcar a homenagem à data, foi feito o plantio efetivo de mais de 100 mudas de árvores na nascente do córrego e pontos de entorno, principalmente para recompor áreas degradadas e desfalcadas de vegetação. As gerências de Educação Ambiental e Operacional da SEMA atuaram nas atividades desenvolvidas nesse espaço natural, que recebeu o plantio de mudas de araçá, jacarandá, pitangueira, pau d´alho e caroba, entre outros tipos.

Além disso, foi realizado trabalho de roçagem de grama e remoção de resíduos sólidos neste local. No final de 2020, essa área do Córrego Guarujá já havia recebido o plantio de 150 árvores.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Mariza Pissinati, as ações de plantio ao redor de áreas de nascentes e de preservação permanente são essenciais para trazer mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas. “Essas atividades já são serviços regulares prestados pela SEMA, e colaboram para a preservação da natureza de uma cidade. Para marcar o Dia Mundial da Água, houve o suporte a este trabalho na nascente do córrego Guarujá, que passa pela Vila Brasil, fortalecendo a importante iniciativa das vereadoras de Londrina, levantada pela vereadora Sonia Gimenez. É válido sempre pedir para que as pessoas, além de terem consciência sobre a preservação das águas, não destruam ou vandalizem as árvores plantadas, pois trata-se de um trabalho feito com muito carinho em todas as regiões, e um serviço que gera custos à Prefeitura”, disse.

De acordo com Sonia Gimenez, essa iniciativa compôs as diversas ações que vêm sendo realizadas pelas mulheres vereadoras da Câmara Municipal, durante o Mês da Mulher. “As vereadoras estão convidando mulheres de diferentes segmentos e atuações para participarem das sessões, reuniões públicas e debates sobre ideias de projetos. Para o Dia Mundial da Água, buscamos uma área da cidade para fazer este trabalho, em parceria com a SEMA, e foi escolhida a nascente do córrego Guarujá. Com o suporte da Prefeitura foi possível plantar muitas árvores, melhorar a vegetação e limpar resíduos. É fundamental que este trabalho seja feito de forma permanente nas áreas urbana e rural, uma vez que envolve a proteção de muitos locais que necessitam ter sua vegetação recomposta”, afirmou.

As atividades de plantio da SEMA integram o programa que é desenvolvido de forma permanente na cidade, contando com atuação da equipe do Viveiro Municipal e suporte em mão de obra de apenados do Centro de Reintegração Social (CRESLON), por meio de convênio.

Com N.Com 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: