Londrina e Foz do Iguaçu agora são Cidades-Irmãs

A partir de agora, os Municípios são considerados irmãos e podem trocar experiências bem-sucedidas para melhorar a governança pública de ambas

Com a intenção de fortalecer os vínculos entre os Municípios de Londrina e Foz do Iguaçu, os prefeitos Marcelo Belinati e Chico Brasileiro assinaram, na manhã desta quinta-feira (26), o Protocolo de Intenções como Cidades-Irmãs. Ele é uma aliança estratégica com objetivo de promover o intercâmbio de experiências e cooperação mútua entre as cidades.

Segundo o prefeito Marcelo, os municípios brasileiros apresentam desafios e problemas que são comuns, por isso um sempre poderá ajudar o outro com as ideias e ações bem-sucedidas. “Foz do Iguaçu é referência mundial em turismo e tem uma gestão administrativa de excelência, assim como Londrina é referência em muitas áreas. Com essa troca, quem vai ganhar é a população. Por isso, nossa ideia é fortalecer a coirmandade no mundo e estabelecer as boas práticas com as cidades aqui do Brasil”, esclareceu o prefeito de Londrina.

Já o prefeito de Foz do Iguaçu. Chico Brasileiro, acredita que o pacto traz como benefício principal a troca de conhecimento e a capacitação das equipes, o que ajuda no crescimento em conjunto de ambas cidades. Para ele, a irmandade é um avanço de gestão, de troca de experiências, de efetivação de políticas públicas sociais e econômicas, além de ser um aprendizado por parte dos dois municípios. “A cidade de Londrina é uma referência para nós. Nesses últimos anos, ela tem dado uma demonstração de lisura e de políticas públicas progressistas e avançadas, que chegam até as famílias. Acredito que essa aliança vai trazer excelentes resultados, porque é uma cooperação onde vamos estudar as práticas realizadas nas secretarias e autarquias, que vamos poder replicar no nosso dia a dia”, explicou Brasileiro.

Por meio da irmandade, Londrina e Foz do Iguaçu podem estreitar os laços e trocar conhecimentos nas mais diversas áreas, como em tecnologia, inovação, governança, desenvolvimento econômico, turismo, saúde, educação, assistência social, cultura e outras. Além disso, as autoridades se comprometem a empregar esforços para trazer o progresso econômico e social para ambas e ratificam o acordo de amizade e coirmandade, através da sanção de uma lei municipal, conforme a Constituição Federal.

Londrina tem 10 cidades-irmãs internacionais. São elas a cidade de Toledo, nos Estados Unidos; Nishinomiya e Nago, ambas no Japão; Leon, na Nicarágua; Zhenjiang e Heyuan, ambas na China; Guimarães, em Portugal; Modena, na Itália; Bilbao, na Espanha; e Concepción, no Paraguai. Foz do Iguaçu é a primeira nacional a assinar esse acordo de amizade. “Estamos procurando interagir com cada uma das 10 cidades-irmãs de Londrina e agora com Foz, buscando oportunidades e trocas de ideias a respeito de como podemos fazer o intercâmbio de projetos e de soluções mais exitosas. Foz é uma cidade com um turismo muito forte e com várias inovações tecnológicas, que podemos aproveitar”, acredita o secretário de Governo, Alex Canziani.

Para entender o funcionamento da máquina pública de Londrina, durante a manhã inteira, os secretários municipais vão acompanhar os gestores públicos londrinenses e visitarão pontos importantes da cidade, como o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL).

A intenção é analisar as estruturas disponíveis e os trâmites burocráticos que envolvem o assunto, para que, no futuro, o conhecimento daqui possa ser utilizado no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, onde os graduandos de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) fazem o internato e as residências médicas, como em Saúde da Família, Clínica Médica e Pediatria. Segundo Canziani, há uma vontade de tornar o hospital municipal de Foz em uma instituição federalizada futuramente. Além disso, durante a manhã, a equipe visitou a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). Uma reunião para o fechamento das visitas está marcada para as 14h, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Com N.Com 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: